Um equilíbrio entre a madeira de carvalho e a pedra sinterizada Lapitec®

Projeto: Cozinha particular
Data de conclusão: janeiro de 2018
Material usado: Ebano, Vesuvio
Aplicação: Bancada da cozinha
 
A cozinha de madeira e Lapitec® projetada pelo arquiteto Michele Mezzina faz parte de um importante projeto de renovação de um prédio de três andares com 200 metros quadrados por andar: uma construção imponente totalmente transformada, tanto no exterior como no interior. O imóvel, na verdade, foi completamente refeito, tendo sido retirado o telhado existente que foi substituído por um novo, enquanto novos terraços e varandas chumbados foram adicionados, renovando completamente a aparência externa da casa.
O interior também substancialmente revisto: especificamente, o andar do sótão, que abriga a cozinha, foi alterado para acomodar uma grande área de cozinha, com ilha central dedicada ao fogão e à pia. Os protagonistas deste espaço são a madeira e a Lapitec®.
 

A cozinha de madeira de Michele Mezzina


O arquiteto escolheu uma madeira natural muito sugestiva, um carvalho com nós, usado para revestir completamente a parede equipada e que se estende em "L" a outra parede que oculta o acesso ao quarto que contém a lavanderia. O efeito é o de uma boiserie que decora uma superfície de mais de 15 metros quadrados (mais de três metros de altura até o teto, por cinco metros e meio de comprimento), na qual há uma geladeira, uma adega, duas colunas removíveis, uma coluna com os fornos e um módulo central com portas retráteis.
 
Para a estrutura interna da cozinha foi utilizado um compensado de choupo com laminado de 1mm, e para as partes visíveis foi escolhido um laminado de choupo com envernizamento em carvalho. Para obter um efeito estético mais dinâmico e harmonioso, as mesas de madeira foram costuradas segundo o desenho, recuperando e colando os veios de alburno, reconstruindo na horizontal o padrão dos veios.
 

A escolha da bancada em Lapitec® para a cozinha de madeira


No centro da área da cozinha há uma bancada feita com uma única placa em Lapitec®. Uma superfície compacta e uniforme com 334 x 102 cm que abriga três fogões e uma placa de indução de um lado e uma pia encaixada do outro lado. Acima deste bloco, foi instalada uma coifa de aspiração, revestida também em madeira de carvalho. Para este projeto, o arquiteto Mezzina escolheu a pedra sinterizada Lapitec® no acabamento Vesuvio com 12 mm de espessura: uma superfície finamente enrugada, com um efeito extremamente natural ao toque. A cor escolhida foi Ebano, um tom quente que lembra as tonalidades das veias da madeira e se coordena harmoniosamente com as nuances dos puxadores da cozinha em aço corten, feitos à mão. Além da materialidade natural típica da pedra sinterizada Lapitec®, o material foi escolhido pelas características técnicas que oferece: a placa tem uma dureza e alta capacidade de trabalho, enquanto o fato de ser antimancha, resistir ao calor e aos agentes ácidos torna a Lapitec® uma superfície muito versátil e funcional para uso diário.
 

Créditos

Arquiteto: Michele Mezzina
Marcenaria: Mobilificio D'Arte Colantonio sas
Fotógrafo: Giovanni Sacchetti