Lapitec elege dois projetos de mobiliário moderno, numa colaboração com a faculdade de arquitetura de Ferrara, em Itália

Onda e Quinto Elemento são os nomes destes dois projetos levados a cabo por estudantes universitários, que assim puderam conhecer em profundidade o Lapitec no decurso do seu ano letivo. São dois interpretações criativas do potencial da pedra sinterizada em toda a massa aplicadas ao mundo do design, do mobiliário moderno e do design urbano. 

Para o Onda, os estudantes de Ferrara foram buscar inspiração ao Oriente, nomeadamente ao Japão, procurando fazer uma síntese criativa da tradição artística nipónica e do conhecimento ancestral do trabalho do mármore de Carrara. Desta abordagem nasceu uma mesa que revoluciona o próprio conceito de plano, quebrando a linearidade da superfície com ondas sinuosas. O impacto é forte, por combinar dinamismo e pureza estética, essência formal e complexidade estrutural.

O Quinto Elemento, por sua vez, é uma aplicação do Lapitec em exteriores, idealizada pelos futuros arquitetos que estudam em Ferrara. Trata-se de uma estrutura capaz de servir de suporte para vasos, mas que pode funcionar como divisória e como elemento decorativo para um espaço aberto. As placas em pedra sinterizada são modulares e encaixam numa estrutura em pente; o corte das placas individuais e o conjunto de todas cria uma parede de formas suaves, com um efeito natural e «vivo» muito sugestivo.

Credits:
Gian Luca Micheli, Maria Vittoria Modugno, Prof. Raffaello Galiotto - Onda
Benedetta Giancristofaro, Damiano Sommacal, Prof. Raffaello Galiotto – Quinto elemento